A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




domingo, 28 de agosto de 2016

ABRAFIBRO (Associação Brasileira dos Fibromiálgicos)

Arquivo do Google
Eu vivo dizendo que devemos nos manter informados sobre as dores crônicas e, infelizmente, deixei passar um assunto muito importante.
Ela existe há 8 anos e eu a descobri há 3 dias. Falha minha.
Felizmente, ainda dá tempo.
Entrem no link, conheçam a Associação, procurem postagens que nos interessam - posso garantir que são muitas - e aproveitem para participar da ação "Quem tem dor, tem pressa".
No post da Sandra Santos está tudo bem explicadinho. Um link direciona para um formulário que solicita seu nome e o endereço de email. Ai, você coloca sua senha (que nao aparece no formulário, é apenas para acessar o Google e enviar o seu email para a ABRAFIBRO).
Agora é só aguardar a mensagem da Associação.
Qual é o objetivo?

"A proposta é a seguinte: 
  • formar grupos de pacientes para enviar a pelo menos 15 Parlamentares, mensagem pedindo o andamento dos projetos de lei. (haverá um modelo como base, você poderá elaborar seu próprio pedido com suas palavras; sem deixar de prestar informações relevantes ou importantes).
  • quanto mais gente escrever maior será a pressão."
Eu já me dispus a ajudar, afinal vai ser bom para todos, inclusive para mim.  Já acessei o link, deixei meu endereço de email e vou aguardar o contato da Sandra Santos.
Quem tem facebook pode contatá-la :
Bora ajudar? Aguardo vocês. Beijos. Neli Alves
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :