A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




terça-feira, 14 de outubro de 2014

Exames e mais exames!!!

Arquivo Google
Já dizia minha avó que o mal nunca vem sozinho. Há sempre mais alguma coisa, que chega devagarinho...
Não acredito muito nisto mas, de repente, até fiquei pensando no que há de verdade neste dito popular (ou seria uma "criação" da minha avó?
Bom, o certo é que há alguns muitos anos, tive o diagnóstico de Síndrome de Sjögren. Há algum tempo atrás mais uma certeza: a Fibromialgia passou a fazer parte da minha vida. Não satisfeita, a vida me presenteia com mais uma: a Artrite Reumatoide.
Não é coisa certa, mas, os sintomas me parecem claros. Estive hoje com a Reumatologista. Os exames clínicos sugerem algumas mudanças: mais dores, mais edemas, uma artrose bem acentuada nos dedos das mãos...
Enfim, amanhã começo uma nova rotina de exames: alguns de sangue, os de urina, rx de tórax e de pulmão, rx de mãos e punhos (Sindrome do Tunel do Carpo). Será?
E um exame que está me deixando bem preocupada: Eletroneuromiografia. Talvez a imponência esteja apenas no nome, tão grande!
Mas, a preocupação vem da informação de que durante o exame há o uso de agulhas! Eu as detesto ou, melhor dizendo, tenho pavor delas.
Agulhas para mim, só as de  crochê, tricô e as de costura. As outras, passo longe.
Não há como fugir, já está marcado e custa um bom dinheiro - uma vez que meu plano de saúde não cobre a realização dele.
Por falar em plano de saúde, eles estão cada vez mais caros e cada vez mais cobrem menos exames. Vai entender.
Considerem este post um desabafo. Depois volto, com os resultados.
Bjks, me escrevam e se puderem, deixem um oi!
Neli Alves
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :