A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

E agora?

Arquivo retirado do Google.

Meninas e meninos, prometi e estou cumprindo.
Estive no reumatologista e em virtude das festas de final de ano, só agora retornei para saber dos resultados.
E tive uma "baita" surpresa. Os exames para Sindrome de Sjogren deram resultados NEGATIVOS!
Conclusão, não tão categórica assim: eu não tenho a Sindrome, ou ela está remissiva, isto é, os marcadores já não aparecem nos exames. Pode ser também, conclusão minha, que eu nunca tenha tido - erro de diagnóstico?
Não sei o que pensar.
O médico me disse que eu tenho fibromialgia e que a dor que sinto -insuportável às vezes, é uma consequência da fibro, da artrose e do hipertiroidismo - que antes era hipo (mais novidade).
Tratamento: continuarei com o antidepressivo, o antiinflamatório, o medicamento para a tireoide será diminuído e vou tomar também um corticosteroide.
Talvez queiram saber os nomes mas, eu tenho por hábito nunca divulgar os medicamentos que me são prescritos, porque acho que cada caso é um caso e que o médico é quem deve indicá-los. Sou radicalmente contra a automedicação. O que dá certo para mim pode não dar certo para vocês, ok?
Mas, resumindo: descobri, após 20 anos de diagnóstico, que não tenho SS, que tenho fibromialgia e que minha tireoide está trabalhando mais que devia.
Muita coisa para um dia só. Preciso de tempo para digerir isto tudo, mas queria dar um retorno logo, para os que estavam aguardando.
Daqui a 10 dias entro em contato com o reumato para falarmos sobre o resultado do corticosteroide e após 4 meses vou refazer alguns exames. Até lá, vamos nos falando por aqui. Bjks, Neli.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :