A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




domingo, 25 de dezembro de 2011

Dom Caixote: Nosso desejo era poder visitar cada amigo/seguido...

Dom Caixote:
Nosso desejo era poder visitar cada amigo/seguido...
: Nosso desejo era poder visitar cada amigo/seguidor em seu cantinho, para desejar um excelente Natal, ao lados dos amigos e familiares. ...

Minha árvore branca, com seu coral de anjinhos coloridos!
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

ELAINE disse...

Já sigo o Dom Caixote e vim aqui conhecer...Fiquei sem palavras, e olhe que isto é difícil, pois sou muito tagarela! Deus te abençoe! Abençoe teus bons propósitos! Um 2012 de luz! Muito abençoado! Bjo!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Heliana Marinho disse...

Neli
Fiquei muito feliz em encontrar o seu blog. Fui diagnosticada a pouco com a SS, imagina o choque, recém-casada e tendo que carregar esse fardo (e fazer algumas pessoas carregarem comigo), não é fácil. Receber a notícia de que vc vai ter que se adequar a algumas coisas, não é fácil. Espero que eu tenha essa força que vc demonstrou para superar este momento, aceitar e ter fé (muita fé)para suportar ... grande abraço.

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo mesmo, parabéns. Vou sempre estar por aqui (:

ontendency.blogspot.com

Neli Alves disse...

Heliana, você não deixou um contato para que eu respondesse pessoalmente. Não tem importância. Quero te dizer que realmente não é fácil, mas não é impossível. A fé -principalmente se manifestada em obras (não se esqueça que há outras pessoas sofrendo mais que você, com doenças mortais e com completa incapacidade de se tratar)- é um suporte incrível. Cada vez que eu sentia que estava fraquejando, redobrava em oração, pedia a todos os conhecidos que orassem por mim, aceitava orações de todas as religiões, mas jamais perdi a confiança na ajuda que viria de Deus. Quanto aos familiares -marido, filhas, genros e até a neta pequenininha- tem sido maravilhosos, entendendo meus momentos de angústia, de silêncio, de distanciamento, porque não podemos evitar esses arroubos de mal humor, choro, tristeza, etc. Mas, por outro lado, são eles que nos consolam, que fazem uma massagem aqui, um carinho ali e conseguem nos fazer pensar em coisas boas. Os bons momentos não devem ser minimizados. Pense neles como momentos muuuito importantes, muito significativos.
Alimente-se bem, evite o que te incomoda -até pessoas negativas, cerque-se de gente alegre e interessante e caminhe, caminhe muito quando conseguir, e quando não estiver conseguindo, caminhe, menos, devagar, parando de tempos em tempos, mas caminhe todos os dias. Comece por andar devagar, por pouco tempo e vá aumentando aos poucos a velocidade e o tempo de caminhada. REspire, olhe a vida à sua volta, tenha amor por você, sinta-se em conexão com a natureza. Parece bobagem, mas faz uma grande diferença. Siga o conselho de quem já tem anos e anos de caminhada com a SS. Ela pode nos aborrecer, incomodar, chatear, mas não nos mata. Ela não pode matar os nossos sonhos e a nossa vontade de viver. Ela não pode nos vencer!
Um abraço carinho e desculpe-e a demora em responder,. Bjks. Neli Alves

Neli Alves disse...

Visitei seu blog e adorei aqueles brincos grandes. Voltarei lá com mais tempo para apreciar, Bjks e obrigada por sua visita.

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Boa noite querida tudo bem, passei pra te desejar uma linda semana beijos com carinho Leila