A SINDROME DE SJÖGREN

A SINDROME DE SJÖGREN



A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Características principais: secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afetar órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sangüíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Fadiga e dor nas articulações podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Estima-se que quatro milhões de americanos tenham a Síndrome de Sjögren, muitos deles sem diagnóstico. Nove entre dez pessoas com Sjögren são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costume estar na menopausa ou ainda com mais idade, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer também em crianças e adolescentes. Mulheres jovens com Sjörgren podem apresentar complicações na gravidez.

No Brasil, não se sabe o número exato de portadores da Síndrome de Sjögren. A causa ou causas específicas da (SS) não são conhecidas, mas múltiplos fatores provavelmente estão envolvidos, dentre os quais os genéticos, viróticos, hormonais ou suas interações.




Síndrome de Sjögren primária ou secundária:

Primária: ocorre de forma isolada, se há presença de outra doença de tecido conjuntivo.

Secundária: os sintomas são acompanhados de uma doença do tecido conjuntivo como artrite reumatóide, lupus ou esclerodermia.



FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13304




sábado, 8 de janeiro de 2011

MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO - CANOVA


Macrófagos Residentes

No grupo de portadores de SS do Yahoo, encontrei vários depoimentos de pessoas que estão sendo tratadas com CANOVA, um medicamento homeopático, relativamente novo, usado no tratamento de doenças autoimunes.
Logo me interessei, claro. 
Todos sabem como somos desejosos de encontrar uma resposta positiva para os nossos males. 
E visitando o site encontrei algumas informações a respeito que acho importante divulgar.
Vejam que não ganho nada, não estou fazendo propaganda, estou alertando para um medicamento que, pelo menos para mim, é novidade.

Primeiro vamos esclarecer o que é auto-imunidade:
 
"Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune. Exemplos famosos incluem a diabetes mellitus tipo 1, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e artrite reumatóide, etc. São doenças que surgem quando a resposta imunitária é efetuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. Respostas auto-imunes são frequentes, porém transitórias e reguladas". (Fonte: http://www.canovadobrasil.com.br)
Trocando em miúdos, doença autoimune é aquela em que o organismo reage contra si mesmo.

Como acontece:
"O macrófago é uma célula que se encontra presente em todos os tecidos do organismo e apresenta funções importantes no sistema imune. A ingestão de partículas estranhas e seu processamento levam á ativação do sistema imune através da apresentação de antígenos aos linfócitos, da secreção de substâncias capazes de regular o sistema imune e da elaboração de substâncias capazes de destruir outras células e organismos. (...)
Nos indivíduos adultos, os macrófagos têm origem em uma célula pluripotente mielóide, presente na medula óssea. Os pró-monócitos dão origem aos monócitos, que saem da medula óssea e ganham a circulação sanguínea. Os monócitos permanecem na circulação por cerca de 1-3 dias, de onde migram para os diversos tecidos, onde se diferenciam e formam uma população residente de macrófagos, com tempo de vida variando entre 2 e 4 meses. (...)
Desordens no sistema imunológico podem ser a causa de muitas enfermidades, desde doenças autoimunes, até síndromes de imunodepressão. Em acréscimo a isso a responsividade do sistema imune determina de maneira decisiva o prognóstico do paciente e uma resposta imune inadequada ou insuficiente podem significar a perda da luta do organismo contra a doença. Pensando desta forma é que cada vez mais médicos e pesquisadores tem se interessado por medicamentos e terapias que atuem como moduladores da resposta imunológica, visando “regular”, o organismo para responder de forma adequada qualquer estímulo agressor, sem causar efeitos colaterais ao mesmo.
A maioria dos tratamentos médicos é efetiva no controle das doenças, porém muitas vezes produzem efeitos colaterais indesejados. A homeopatia é um método de tratamento que busca intensificar os mecanismos de cura do próprio organismo e que de maneira geral não apresenta toxicidade, fazendo com que esta especialidade médica seja cada vez mais utilizada.
Macrófagos tratados com Canova®
 O Canova® é um medicamento homeopático que vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de muitos pacientes, os quais necessitam que seu sistema imunológico seja estimulado.   A medicação Canova® é prescrita em associação aos medicamentos alopáticos usuais, recomendados as suas doenças. Os pacientes apresentam melhora nos sintomas e, principalmente, na qualidade de suas vidas. Além disso, o Canova® parece amenizar os efeitos colaterais dos demais medicamentos, quando estes são utilizados em conjunto." (Fonte: http://www.canovadobrasil.com.br)
 Amigas e amigos, vou pesquisar mais sobre esse medicamento e vou falar com meu médico. Ele me acompanha já há algum tempo e, com certeza, vai me dar uma resposta confiável. Espero que vocês façam o mesmo: conversem com seu médico, a automedicação não é legal, e pode até tornar-se perigosa em alguns casos. Bjks.
Comentários
9 Comentários

9 comentários :

Ângela disse...

OLA Neli, quanta informação encontrei por aqui, eu também tenho uma doença autoimune, o hipotireoidismo (que tiro de letra, só não consigo emagrecer rsrsrs) Adorei seu blog, já estou te seguindo, vá me conhecer e se gostar fique por lá, temos muito coisa pra conversar.
um bom domingo e um beijo com carinho

Ângela disse...

Obrigada por sua visita.

Unknown disse...

Oi Neli, me trato com homeopatiha há mais de 20 anos, ew acho que é o que tem de melhor para nosso corpo. Já ouvi falar muito do canova, acho que vale a pena pesquisar mesmo. Um beijo grande e uma linda semana pora ti

Iris disse...

Olá Neli! Sou portadora de SS e estou usando Canova conjugado com a alopatia. Ainda não senti diferença, mas faz menos de 1 mês que estou usando. Espero que logo sinta a melhora! Compartilharei os efeitos da Canova com vocês.

Neli Alves disse...

Olá meninas, obrigada pela visita.
Gostaria muito mesmo de saber mais sobre Canova e outros tratamentos homeopáticos. Quem quiser escrever sobre, eu publico aqui. Bjks

Tony Madureira disse...

Excelente!!

Anônimo disse...

O canova pode ser tomado por pessoas que tenham hipertensão ? Obg Sandra

Anônimo disse...

Ângela, veja porque pessoas com hipotireoidismo controlado não conseguem emagrecer. http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/10/tireoide-alteracoes-sao-muito-mais.html

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiiiiiiiii neli tudo bem???? ole estava dando uma olhadia a sua pagina e todos os comentario. sim estou falado nao para mim mas sim, uma pessoa muito guerida e gue e a luzia em recife. ela se encotra com essa infernidade claro gue ninguem mereci sofre como esta parsado.e resolvi escreve e te pergutar sim este medicamento caso canova ponde ajuda a luzia com seu proplemas.caso guere ajuda ficarem satisfeitissima e feliz por esta ajudado esta maravilha de pessoa.tem como vc parsa seu telefone ou te mando da luzia 00558134458322 muito obrigada gue DEus te agradeca da mesma forma gue te agradeco muita luz......